quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Folder CRAS


Reportagens sobre o INTECRAS

http://www.varginha.mg.gov.br/component/content/article/25-noticias/6744-intecras-e-sucesso

http://www.varginha.mg.gov.br/component/content/article/25-noticias/6780-mais-de-3-mil-pessoas-participaram-da-1o-edicao-do-intecras

A primeira edição do INTECRAS foi um sucesso. Mais de mil pessoas participaram do evento que aconteceu no último fim de semana na praça das Rosas, no bairro Pinheiros e na praça do ET, no Centro.
O evento, que consiste numa grande ação social voltada para toda a comunidade das regiões dos CRAS - Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Casa das Famílias; é realizado pela primeira vez na cidade pela Secretaria Municipal de Habitação e Promoção Social.
O primeiro “INTECRAS – Hoje todo mundo é criança”, contou com a participação de crianças e adultos que se divertiram com as brincadeiras e atividades coletivas propostas pelos assistentes sociais e parceiros envolvidos no projeto.
Foi um fim de semana de muita animação que continua no dia 23, próximo sábado, no Estacionamento do Estádio Municipal (Melão) e no dia 24, domingo, no CAIC I no bairro Imaculada Conceição.
As atividades começam as 8h e vão até as 12h. Todas as crianças participantes, além de aproveitarem o dia com as brincadeiras, ainda ganham sacolinhas surpresas, algodão doce e pipoca.
São parceiros do evento a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), o Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (CDCA), Secretaria Municipal de Saúde, Programa Saúde da Família (PSF), Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SOSUB), Banco de Alimentos, Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Varginha, COPASA e Projeto Florescer.


O projeto idealizado pela Secretaria Municipal de Habitação e Promoção Social através do CRAS - Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Casa das Famílias e que teve o objetivo de integrar e atender famílias das regiões do CRAS numa grande ação social, superou todas as expectativas.
3.400 pessoas participaram dos dois fins de semana de atividades recreativas e atendimentos sociais. Foram realizadas 60 pesagens do Bolsa família e durante as atividades distribuídas 1400 sacolinhas surpresa, 1550 algodões doce e 1500 pipocas.
Toda equipe técnica do CRAS e parceiros trabalharam para que o evento fosse um sucesso. “Alcançamos nosso objetivo de desenvolver atividades que visam fortalecer os vínculos familiares por meio de acompanhamento sócio-familiar; oficinas de convivência e encaminhamentos para rede socioassistencial. A aceitação e receptividade da comunidade foi estimulante. Estamos muito satisfeitos com os resultados”, destacaram as assistentes sociais Helene Yuri e Maria Efigênia, responsáveis pelos CRAS.
Ainda de acordo com as assistentes sociais, a equipe já estuda a programação das atividades do 2º INTECRAS, que deve acontecer no próximo ano.
As atividades do 1º INTECRAS - Hoje todo mundo é criança, aconteceram em diversas praças da cidade e foram realizadas nos dias 16, 17, 23 e 24 deste mês. Foram parceiros do evento a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), o Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (CDCA), Secretaria Municipal de Saúde, Programa Saúde da Família (PSF), Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SOSUB), Banco de Alimentos, Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Varginha, COPASA e Projeto Florescer.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

INTECRAS


Nos dias 16, 17, 23 e 24 de outubro, os CRAS/Casa das famílias realizaram o INTECRAS - Hoje, todo mundo é criança! Para integração das famílias, comunidade e equipe dos CRAS, em quatro espaços públicos da cidade.
Foram dias de diversão e orientação, contando com brinquedos infantis e barracas educativas dos Programas e Serviços dos CRAS e demais políticas de assistência social, educação alimentar, pesagem do Bolsa Família, dentre outras atividades. Além de apresentaões culturais do PETI (Programa de Erradicação do trabalho Infantil, Centro de Convivência do Idosos com Clube da Amizade, Florescer-Marista.
Estiveram presentes mais de três mil pessoas nos 4 dias de evento, dentre elas várias autoridades da cidade.

Apresentação CRAS - Centro de Referência da Assistência Social - Casa das Famílias em Varginha-MG

O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS/Casa das Famílias no município de Varginha-MG executa atividades dentro da proteção social básica na gestão do Sistema Único de Assistência Social com os objetivos do fortalecimento familiar e do sujeito, buscando por meio de ações a garantia de direitos historicamente constituídos e condições materiais de vida; além de ações socioeducativas que despertem em cada usuário condições de re/construirem sua própria história.

Com caráter protetivo e preventivo, os CRAS/Casa das Famílias trabalham com a diversidade socio-familiar, em políticas inclusivas e de combate a qualquer tipo de preconceito. 

O município conta atualmente com 4 unidades de CRAS, situadas em macro-regiões da cidade. Todos os CRAS/Casa das Famílias trabalham de forma a atender a realidade socio-familiar da região, capaz de combater a pobreza e todos os tipos de fragilidade de vínculos familiares em três grandes programas e serviços da proteção social básica:

PAIF, Serviço de proteção a convivência e fortalecimento de vínculos e Serviço de Proteção Social básica no domicílio para pessoa com deficiência e idosa.

Para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais, os CRAS/Casa das Famílias trabalham com grupos específicos, intergeracionais, tanto na constituição do espaço de convivência, como também para formação política e cidadã com preocupação de garantir a inclusão produtiva. Com este propósito foi instituído o PROGRAMA DE MOTIVAÇÃO PARA A VIDA INDEPENDENTE - PROMOVI - COM CURSOS DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIDADES E INCLUSÃO PRODUTIVA, oferecidas gratuitamente para a população cadastrada nos CRAS/Casa das Famílias:

INCLUSÃO PRODUTIVA

1.       CUIDADOR DE IDOSOS
2.       ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO
3.       PROFISSIONAIS DA BELEZA (DEPILAÇÃO, CABELO, MANICURE, MASSAGEM)
4.       ASSISTENTE DE MANUTENÇÃO DOMÉSTICA
5.       PEDREIRO
6.       AUXILIAR DE BUFFET (GARÇON, AUXILIAR DE COPA E COZINHA)
7.        CULINÁRIA

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO

1.       INFORMÁTICA (INCLUSÃO DIGITAL)
2.       ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA
3.       ECONOMIA DOMÉSTICA
4.       ETIQUETA SOCIAL
5.       LIDERANÇA
 Além destes cursos do Programa PROMOVI,  foram constituídos grupos a partir de uma análise técnica e com acomanhamento sistemático dos profissionais dos CRAS, tendo cada indivíduo, um plano de trabalho específico, com objetivo claro para participação nos trabalhos coletivos e em abordagem individual. 

Como forma de garantia da convivência, são ofertados trabalhos gratuitos para comunidade como artesanatos em geral, pintura em tela, manicure e massagens e alongamentos.

Os CRAS/Casa das famílias tem como principal desafio o trabalho em rede com as instituições sociais, empresas e demais órgãos públicos. Já avançou-se em vários pontos de encaminhamentos aos serviços, destacando iniciativas importantes de parcerias com trabalhos com idosos (Associação de Aponsentados e grupos da terceira idade) e gestantes (PSFs e Policlínicas), além de outras parcerias que vem se consolidando.

Para o ano de 2011 está sendo construído coletivamente um planejamento anual com possibilidades de ampliação do trabalho.

São grandes os desafios que cercam a política de assistência social, todavia, o município conta hoje com trabalhadores sociais da área preparados e que efetivamente, no cotidiano profissional, fazem toda a diferença... São esses profissionais que continuam, apesar das dificuldades, acreditando que os caminhos são abertos com muita batalha, sensibilidade e esperança nos homens e mulheres deste país.

Termino aqui com um agradecimento a Maria Efigênia que divide comigo o desafiador compromisso de liderança em coordenar os CRAS e miha admiração e respeito as colegas de trabalho que fizeram parte e deixaram saudades, em especial a Renata Baldoni e aquelas que atualmente compõem a equipe: Eliane e Thais, Letícia e Marcela, Josiane e Patrícia, Carla e Adriana. 

Deixo também um agradecimento a todos os Secretários Municipais gestores da política de assistência social, em especial ao atual Secretário Miguel José de Lima, que representa a administração do Prefeito do Dr. Eduardo de Carvalho, bem como o Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente que contribui administrativamente para a execução da política.



“Enquanto o





direito





for meio, e a





 cidadania






andar pela








metade...





a gente






segue na luta







Por INTEIRO”



 Helene Yuri Anaguchi
Assistente Social