O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS/Casa das Famílias no município de Varginha-MG executa atividades dentro da proteção social básica na gestão do Sistema Único de Assistência Social com os objetivos do fortalecimento familiar e do sujeito, buscando por meio de ações a garantia de direitos historicamente constituídos e condições materiais de vida; além de ações socioeducativas que despertem em cada usuário condições de re/construirem sua própria história.
Com caráter protetivo e preventivo, os CRAS/Casa das Famílias trabalham com a diversidade socio-familiar, em políticas inclusivas e de combate a qualquer tipo de preconceito.
O município conta atualmente com 4 unidades de CRAS, situadas em macro-regiões da cidade. Todos os CRAS/Casa das Famílias trabalham de forma a atender a realidade socio-familiar da região, capaz de combater a pobreza e todos os tipos de fragilidade de vínculos familiares em três grandes programas e serviços da proteção social básica:
PAIF, Serviço de proteção a convivência e fortalecimento de vínculos e Serviço de Proteção Social básica no domicílio para pessoa com deficiência e idosa.
Para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais, os CRAS/Casa das Famílias trabalham com grupos específicos, intergeracionais, tanto na constituição do espaço de convivência, como também para formação política e cidadã com preocupação de garantir a inclusão produtiva. Com este propósito foi instituído o PROGRAMA DE MOTIVAÇÃO PARA A VIDA INDEPENDENTE - PROMOVI - COM CURSOS DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIDADES E INCLUSÃO PRODUTIVA, oferecidas gratuitamente para a população cadastrada nos CRAS/Casa das Famílias:
INCLUSÃO PRODUTIVA
1. CUIDADOR DE IDOSOS
2. ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO
3. PROFISSIONAIS DA BELEZA (DEPILAÇÃO, CABELO, MANICURE, MASSAGEM)
4. ASSISTENTE DE MANUTENÇÃO DOMÉSTICA
5. PEDREIRO
6. AUXILIAR DE BUFFET (GARÇON, AUXILIAR DE COPA E COZINHA)
7. CULINÁRIA
FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO
1. INFORMÁTICA (INCLUSÃO DIGITAL)
2. ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA
3. ECONOMIA DOMÉSTICA
4. ETIQUETA SOCIAL
5. LIDERANÇA
Além destes cursos do Programa PROMOVI, foram constituídos grupos a partir de uma análise técnica e com acomanhamento sistemático dos profissionais dos CRAS, tendo cada indivíduo, um plano de trabalho específico, com objetivo claro para participação nos trabalhos coletivos e em abordagem individual.
Como forma de garantia da convivência, são ofertados trabalhos gratuitos para comunidade como artesanatos em geral, pintura em tela, manicure e massagens e alongamentos.
Os CRAS/Casa das famílias tem como principal desafio o trabalho em rede com as instituições sociais, empresas e demais órgãos públicos. Já avançou-se em vários pontos de encaminhamentos aos serviços, destacando iniciativas importantes de parcerias com trabalhos com idosos (Associação de Aponsentados e grupos da terceira idade) e gestantes (PSFs e Policlínicas), além de outras parcerias que vem se consolidando.
Para o ano de 2011 está sendo construído coletivamente um planejamento anual com possibilidades de ampliação do trabalho.
São grandes os desafios que cercam a política de assistência social, todavia, o município conta hoje com trabalhadores sociais da área preparados e que efetivamente, no cotidiano profissional, fazem toda a diferença... São esses profissionais que continuam, apesar das dificuldades, acreditando que os caminhos são abertos com muita batalha, sensibilidade e esperança nos homens e mulheres deste país.
Termino aqui com um agradecimento a Maria Efigênia que divide comigo o desafiador compromisso de liderança em coordenar os CRAS e miha admiração e respeito as colegas de trabalho que fizeram parte e deixaram saudades, em especial a Renata Baldoni e aquelas que atualmente compõem a equipe: Eliane e Thais, Letícia e Marcela, Josiane e Patrícia, Carla e Adriana.
Deixo também um agradecimento a todos os Secretários Municipais gestores da política de assistência social, em especial ao atual Secretário Miguel José de Lima, que representa a administração do Prefeito do Dr. Eduardo de Carvalho, bem como o Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente que contribui administrativamente para a execução da política.
“Enquanto o
direito
for meio, e a
cidadania
andar pela
metade...
a gente
segue na luta
Por INTEIRO”
Helene Yuri Anaguchi
Assistente Social
Parabéns companheira Helene,
ResponderExcluirÉ isso mesmo...Continuemos na Luta por dias melhores virão com certeza. Faço parte do CRESS/RN, e trabalhei no CRAS Ruy Barbosa/Ba.
É tempo de Eleições estamos na Luta com a Profa.
Sâmya e fortalecer oo processo ético-político democrático.
Saudações
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirSomos a Flor do Sul Bonecas e Mamas Didáticas. Desenvolvemos diversos produtos que contribuem para o correto ensino e orientação da Amamentação e do Parto Normal, com objetivo de orientar as futuras mães como se procede a Amamentação e o Parto Normal.
São bonecas, Mamas didáticas, Barriga Didática, Avental com Mamas, Simulador de Parto, Útero, Recém nascido com orifício bucal que se adapta a Mama didática para ensinar a correta Amamentação.
Caso haja interesse conheça nossos produtos!!!
Peça por e-mail nosso catálogo virtual, ou acesse nosso site: www.flordosul.com
Estamos à disposição.
Andressa
Flor do Sul
flordosul@flordosul.com
Olá, Belissimo trabalho!
ResponderExcluirPrecisamos de atitudes de Amor deste nivel, onde a vida está em primeiro lugar,
Parabéns Flor do Sul, Andressa,
Posteriormente faço contatos.
Saúde e Paz, Prosperidade...
dapaz